Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Cinturão Digital do Ceará será inaugurado nesta quinta-feira

A solenidade será iniciada ás 14 horas, no Palácio da Abolição

 

A tão aguardada inauguração do Cinturão Digital do Ceará está prestes a acontecer. Nesta quinta-feira, o Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, estará no Estado ao lado do governador Cid Gomes para a solenidade de inauguração que acontecerá simultaneamente em diversos pontos do Estado e serão transmitidas ao vivo na solenidade da Abolição: Hospital regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; Posto da Secretaria da Fazenda, em Tianguá; Liceu de Banabuiú; e imagens do radar meteorológico em Quixeramobim.

O CDC permite a conectividade dos cidadãos em alta velocidade e os serviços públicos serão beneficiados com aplicações de telemedicina, educação à distância, monitoramento de cargas nas fronteiras, câmeras de vigilância, entre outros. A população, por sua vez, poderá acessar a rede mundial com qualidade em telecentros, praças, escolas e comunidades. É o objetivo do Governo reduzir drasticamente os custos do acesso no interior. Pensando nisso, empresas provedoras de serviços serão chamadas para, em regime de competição, compartilhar da infraestrutura e capacidade já instaladas no CDC, barateando assim o serviço. Com ganho de escala, chega-se em poucos anos à massificação dos serviços digitais de qualidade.

O impacto dessa iniciativa poderá ser medido na atração e criação de novas empresas, na performance dos alunos cearenses em exames, na redução do transporte de pacientes para centros hospitalares com o serviço de telemedicina à distância, na redução das taxas de homicídios, na interiorização da atividade econômica, no atendimento imediato das necessidades de comunicação da Copa Fifa 2014 e, notadamente, na maior eficiência das ações de governo.

Para o presidente da Etice, Fernando Carvalho, “a inauguração do CDC vem abrir um leque de oportunidades para todas as áreas de governo”. E exemplifica: “Como já podemos verificar, todas as secretarias estão se articulando para prover serviços digitais em todo o Estado. As prefeituras estão se preparando para contratar serviços de acesso em praças e ambientes públicos. O Programa Nacional de Banda Larga - PNBL ampliará os recursos do CDC, através de Convênio firmado entre a Telebrás e a Etice. A Rede Nacional de Pesquisa, do Ministério da Ciência e Tecnologia, também se utilizará do CDC para prover banda larga nos campins universitários no interior do Ceará”. E ainda empresas de telecomunicações e provedores de serviço para internet, irão compartilhar a infraestrutura através de Concessão Pública de 10 fibras ópticas. Em regime de competição, as empresas concorrerão num mercado de 7 milhões de consumidores, reduzindo preços e aumentando a penetração da banda larga no Estado. Os recursos arrecadados no Leilão serão aplicados na manutenção e expansão do CDC, garantindo sua sustentabilidade financeira.

O CDC se traduz em desenvolvimento para o Estado do Ceará, sua inauguração terá lugar no Palácio da Abolição, em Fortaleza, às 14h do dia 03 de novembro de 2011, com as presenças do Governador Cid Gomes e do Ministro da Ciência e Tecnologia.

 

 

Assessoria Etice - 3101-6607

 

Curso de Gestores de TIC

A Escola de Gestão Pública - EGP, alinhada às Estratégias Governamentais para a melhoria da Gestão Pública...

#FFFFFF

O Que é Software Livre

Nos ambientes de TI, uma das tarefas administrativas mais importantes é a criação e o gerenciamento...

#FFFFFF
http://softwarelivre.ceara.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/173975logocursogestores.png
http://softwarelivre.ceara.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/177100pinguim.jpg

Calendário

Março 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6