Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Guia auxilia na transição para ODF

Guia auxilia na transição para ODF

Com o objetivo de conduzir o plano de transição dos formatos proprietários para o LibreOffice, o governo do Rio Grande do Sul lançou o Guia ODF - Documento de referência de migração para formatos abertos. A sigla ODF vem de OpenDocument, ou OpenDocument Format , no original em inglês.

Segundo Gustavo Pacheco, especialista em padrões abertos e software livre, contratado pela da Secretaria Geral de Governo (SGG) para auxiliar na elaboração do Guia ODF, “será um documento aberto, disponível em consulta pública, que conta com a contribuição de outras organizações para que seja o mais completo possível”. O guia deverá ser referência na migração para padrões abertos de texto, planilha e apresentação.

Ainda na primeira versão, o documento que ainda não está no formato de consulta pública, mas já está disponível para ser usado por organização e fazer download, é destinado a gestores da área de tecnologia, que estiverem avaliando e planejando a migração para padrões abertos com Software Livre.

Antônio Guimarães, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da SGG, explica que o guia tem um caráter técnico que contém características, histórico e funcionalidades disponíveis em padrões abertos. Também aborda estrutura, equipe e suporte necessários para a adoção do novo padrão.

Durante o 14º Fórum Internacional Software Livre (fisl14), o Estado do Rio Grande do Sul e a The Document Foundation firmaram o Protocolo ODF. O objetivo é a realização de ações conjuntas para o desenvolvimento e a promoção de políticas públicas de uso de padrões abertos nas administrações governamentais.

A transição para a suíte de escrtitório LibreOffice começou pela SGG, secretaria responsável pela coordenação e o acompanhamento das políticas de tecnologia da informação e se dará de forma gradativamente a toda administração do estado gaúcho de forma a cumprir Lei 14.009 de 13 de junho de 2012, que dá preferência a formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos no âmbito dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário.

Conheça o guia ODF no sítio
www.tic.rs.gov.br/

Fonte: Portal  Software Livre

 

Curso de Gestores de TIC

A Escola de Gestão Pública - EGP, alinhada às Estratégias Governamentais para a melhoria da Gestão Pública...

#FFFFFF

O Que é Software Livre

Nos ambientes de TI, uma das tarefas administrativas mais importantes é a criação e o gerenciamento...

#FFFFFF
http://softwarelivre.ceara.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/173975logocursogestores.png
http://softwarelivre.ceara.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/177100pinguim.jpg

Calendário

Março 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6