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O Governo do Estado do Ceará estipulou a adoção de plataformas de Software Livre para os órgãos e entidades estaduais como forma de racionalizar os recursos e investimentos nos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promovendo o compartilhamento do conhecimento tecnológico entre seus órgãos. A partir do Grupo de Trabalho instituído por meio de Portaria da SEPLAG nº 317/2007, foram definidas as Diretrizes da Política de Software Livre, visando direcionar as ações necessárias à implementação dessa tecnologia no Governo. No dia 03 de Dezembro de 2007, o Conselho Superior de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC) aprovou o decreto que institui essas diretrizes e cria o Comitê Gestor de Software Livre (CGSL). O Decreto nº 29.255 de 09/04/2008 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 11/04/2008. Posteriormente, em 12 de Agosto de 2008, foi publicada no DOE a Resolução nº02/2008 do Conselho Superior de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC), o qual dispõe sobre o uso de Software Livre (SL), define e recomenda os padrões e estabelece o cumprimento do Plano de Ação do Planejamento de SL.

1. Quais os benefícios institucionais ?

2. Quais são os custos ?

3. Quanto tempo é necessário ?

4. Quais os benefícios pessoais ?

5. Quais as competências necessárias ?

6. Quais as perspectivas a longo prazo ?

1. Benefícios Institucionais ?

  • Viabilização de projetos de democratização do Governo Eletrônico e de Inclusão Digital;
  • Maior envolvimento dos funcionários;
  • Surgimento de soluções mais criativas;
  • Liberdade de tecnologias proprietárias;
  • Investimentos no próprio Estado;
  • Maior segurança das informações;
  • Maior facilidade em atualizações.

2. Quais são os custos ?

  • Recursos já existentes devem ser aproveitados;
  • Maior investimento nos funcionários, com capacitação;
  • Necessidade constante de pesquisa e prospecção tecnológica;
  • Criação de estrutura de suporte adequada;
  • Uso de boas práticas em Software Livre.

3. Qual o tempo necessário ?

  • Levantamento das necessidades;
  • Prospecção das soluções;
  • Implantação paralela sempre que possível;
  • Validação e testes;
  • Capacitação do pessoal;
  • Iniciativas para mudança de cultura do pessoal.

4. Quais os benefícios pessoais?

  • Auto-estima;
  • Conhecimento;
  • Compartilhamento;
  • Cooperação;
  • Valorização;
  • Formação.

5. Quais as competências necessárias ?

  • Conhecer serviços e não somente ferramentas;
  • Dominar as técnicas;
  • Conhecer os ambientes;
  • Implantar boas práticas;
  • Deixar de lado os preconceitos;
  • Ter mente aberta a novos conceitos.

6. Quais as perspectivas a longo prazo ?

  • Liberdade;
  • Autonomia;
  • Surgimento de oportunidades para profissionais e empresas locais;
  • Alavancagem de competências;
  • Desenvolvimento e valorização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Estado do Ceará.
 

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