Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Capacitação
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Capacitação

O investimento na capacitação das equipes de Tecnologia da Informação e Comunicação -TIC, bem como dos usuários que utilizam os serviços de informação ofertados, é uma das mais importantes etapas de um plano de migração. Para os envolvidos, a capacitação bem feita proporciona o máximo aproveitamento dos benefícios que essa tecnologia fornece.

Com essa visão, o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Estratégias de TIC - COETI, tendo como base a diretriz de “Promover a capacitação científico-tecnológica dos profissionais e usuários de TIC do Estado do Ceará para utilização do Software Livre”, firmou contrato com o Centro de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico – CGDT, contrato de gestão nº 02/2008, com o objetivo de treinar multiplicadores das áreas de TIC dos órgãos e entidades estaduais. São 795 vagas ofertadas no período de março a setembro de 2009, com carga horária total de 444 hora/aula, contemplando os seguintes cursos: PostgreSQL (sofware de banco de dados), Linux (Sistema Operacional), BrOffice.org (software de automação de escritório), Joomla e Zope/plone (software de gerência de conteúdo), Horde (software de colaboração) e Java (linguagem de desenvolvimento).

O próximo passo desse processo é a construção do plano de capacitação a ser elaborado e executado por cada órgão/entidade estadual, nos quais deverão ser identificadas as demandas internas de acordo com os serviços de informações ofertados. Como estratégia para ampliar a oferta de cursos, a SEPLAG também desenvolverá projetos de ensino à distância.

É importante lembrar que uma capacitação envolvendo ferramentas livres vai além da simples utilização de softwares . Ela cria oportunidade de colaboração e melhora das tecnologias existentes, disseminação das tecnologias antigas e fortalecimento da filosofia de democratização do conhecimento.

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4