Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

"Linux é o futuro dos games para PC", afirma fundador da Valve

A Valve, empresa por trás do Steam, a maior plataforma de distribuição de jogos digitais para computador, nunca escondeu que pretende lançar seu próprio "console", apelidado de Steam Box. Trata-se, em resumo, de um PC, otimizado para jogos, que tenta tomar o espaço de concorrentes como o Xbox e o Playstation na sala de estar. E este novo videogame deve rodar Linux, "o futuro dos games", segundo o fundador da emprasa, Gabe Newell.

Newell se mostra otimista sobre a plataforma de código aberto, mesmo ela tendo participação praticamente nula no mercado, mais que poderá ser potencializado com as apostas da Valve em dispositivos voltados para jogos.

O Steam já está disponível no Linux desde de fevereiro e a loja já oferece 198 jogos para o sistema operacional. Mesmo assim, jogos para a plataforma apresentam menos de 1% em número de jogadores, minutos de jogo e receita gerada. O movimento de levar a loja para o sistema foi "um sinal para parceiros de desenvolvimento que estamos falando sério sobre o Linux", afirma.

Mesmo assim o Steam Box deve ser uma realidade em breve, e Newell já promete já promete novidades para a próxima semana. Um anúncio oficial? Ele não confirma e deixa espaço para especulação. "Semana que vem, iremos dar mais informações sobre quais são as oportunidades de hardware pra levar o Linux para as salas", afirma durante a Linuxcon.

De qualquer forma, os esforços da Valve já se provam úteis para o ecossistema Linux para atrair desenvolvedores. A compainha já mostrou que é possível superar os desafios de instalação e atualização dos jogos com Left 4 Dead 2, jogo próprio que foi adaptado para a plataforma aberta com sucesso.

Newell retirou suas reclamações sobre o Windows 8, que considera uma catástrofe para o PC. Segundo ele, plataformas fechadas irão perder para as abertas que possibilitam maior inovação. "Sistemas que abraçam a abertura e são mais amigáveis a inovações e terão vantagem competitivas sobre sistemas mais fechados", ele conclui.

 

Saiba mais no sítio: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/37595/37595

Fonte: Olhar Digital

 

Calendário

Março 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1