Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Academia do Software Público Brasileiro é lançada durante evento do SISP

Brasília, 19/11/13 - Integrar o Portal do Software Público Brasileiro (SPB) com universidades federais para promover o desenvolvimento, expansão e também gerar inovações nas soluções disponibilizadas no sítio. Este é o objetivo da Academia do SPB, lançada oficialmente nesta terça-feira, 19, durante a nona edição do Seminário Anual do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, o SISP. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica em o Ministério do Planejamento (MP) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

A secretária-adjunta de logística e tecnologia da informação, Nazaré Bretas, explica que o novo ambiente virtual tem a intenção de estimular, divulgar e fazer com que os alunos de educação superior tenham condições de trabalhar com as ferramentas do SPB. "Se um aluno conseguir resolver uma falha dentro de uma solução que é usada por uma prefeitura, ele colabora e ajuda diretamente com um trabalho que pode ser utilizado por outras prefeituras e órgãos públicos também", exemplifica Bretas.

A primeira ação proposta pela UNIVASF dentro da Academia SPB foi um projeto de extensão para o desenvolvimento de capacitações e disciplinas voltadas para a formação de gestores públicos municipais. Em seguida, a universidade propôs a disciplina Núcleo Temático do SPB, onde os alunos são desafiados a intervir nas comunidades do portal.

De acordo com a secretária-adjunta, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) deve abrir uma chamada pública para que outras instituições de educação superior participem do projeto. "Queremos trazer outras universidades para o modelo feito pelo Colegiado de Engenharia de Computação da UNIVASF, com uma disciplina onde 50 alunos produzem conhecimento e aprendem dentro de um núcleo temático", relata Bretas.

Segundo os coordenadores da primeira ação acadêmica disponível na Academia SPB, os professores da UNIVASF João Sedraz e Jorge Cavalcanti, o ambiente também poderá promover outras ações importantes como trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e tecnológica, projetos de extensão e estágios.

 

Secretaria Nacional de Articulação Social

Fonte: Portal do Software Público  Brasileiro

 

Calendário

Março 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1